quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MOOCs um método novo de EaD

MOOC pode ser traduzido como Massive Open Online Course, algo como Curso Online Aberto e em Massa. São cursos disponibilizados virtualmente em que qualquer usuário pode ter acesso aos conteúdos de qualquer lugar e em qualquer hora.  Gratuitos e com a participação e colaboração dos participantes no processo de aprendizagem eles se dão.
Algumas universidades nos Estados Unidos e na Europa já possuem cursos nesses modelos deixando o conteúdo de livre acesso (https://www.coursera.org,https://www.edx.org/courseshttp://www.udacity.com/ e http://learni.st/) e a tendência começa a surgir no Brasil, como por exemplo a iniciativa da Univesp TV (http://univesptv.cmais.com.br/cursos) que disponibiliza seus conteúdos no Canal Digital da TV e na Internet também.
Esse modelo de curso promove ainda mais o autoaprendizado e com isso a disciplina, forçando a acreditar que "se dá bem" quem tem vontade e persistência em aprender, colocando sob o aluno ainda mais a responsabilidade pelo seu sucesso.
É sabido que é responsabilidade de cada um criar meios para se desenvolver e ter uma carreira de sucesso, mas cada vez mais essa carga cai em cima do cidadão que precisa criar métodos e se adaptar a esse cenário. Será que estamos preparados a essa nova dinâmica de ensino? Apesar de estarmos a todo mundo sendo bombardeados de informações por todos os canais de comunicação. Será que estes cursos não são mais uma maneira de bombardear informações aos usuários? 
Enquanto não há uma definição comumente aceita de um MOOC, duas características fundamentais parecem prevalente:
  • Acesso aberto. Participantes MOOC não precisa ser um aluno matriculado em uma escola para "tomar" um MOOC, e não são obrigados a pagar uma taxa.
  • Escalabilidade. Muitos cursos tradicionais dependem de uma pequena proporção de estudantes a professores, mas o "enorme" em MOOC sugere que o curso é projetado para suportar um número indefinido de participantes.
MOOCs são baseadas em vários princípios decorrentes da pedagogia conectivista:
Os princípios incluem:
  1. Agregação. O ponto inteiro de um MOOC conectivista é fornecer um ponto de partida para uma enorme quantidade de conteúdo a ser produzido em diferentes lugares on-line, que é posteriormente agregados como um boletim ou uma página web acessível aos participantes em uma base regular. Isto está em contraste com os cursos tradicionais, em que o conteúdo é preparado antes do tempo.
  2. O segundo princípio é remixing , isto é, associando materiais criados dentro do curso de uns com os outros e com os materiais de outras partes.
  3. Re-purposing de materiais agregados e remixada para atender os objetivos de cada participante.
  4. Alimentação para a frente, a partilha de re-propôs idéias e conteúdo com outros participantes e do resto do mundo.
Uma lista anterior (2005) de princípios conectivistas da Siemens também informa a pedagogia por trás MOOCs:
  1. Aprendizado e descanso conhecimento em diversidade de opiniões.
  2. A aprendizagem é um processo de conectar nós especializados ou fontes de informação.
  3. Aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos.
  4. Capacidade de saber mais é mais crítica do que o que é conhecido atualmente.
  5. Cultivar e manter conexões é necessário para facilitar a aprendizagem contínua.
  6. Capacidade de ver conexões entre áreas, idéias e conceitos é uma habilidade fundamental.
  7. Moeda (precisas, conhecimento up-to-date) é a intenção de todas as atividades de aprendizagem conectivistas.
  8. A tomada de decisão é em si um processo de aprendizagem. Escolher o que aprender eo significado das informações que chegam é visto através da lente de uma realidade em mudança. Enquanto não há uma resposta certa agora, pode ser errado amanhã, devido a alterações no clima informações que afetam a decisão.
No Brasil o conceito é bem novo, pouco se ouve falar sobre o assunto, mas ao que tudo indica vamos entrar em um patamar diferente do que estamos vivendo agora, onde conteúdo/informação são vendíveis e valem dinheiro, e donos das Indústrias Culturais que se dizem ser Universidade e Faculdades em nosso país estão bilionários, para um cenário em que o conhecimento é livre e de acesso a qualquer um com vontade de aprender.
Há muitos benefícios para a adoção de MOOCs como uma fonte para o aumento do conhecimento, entre os quais incluem:
  • A aprendizagem ocorre em um ambiente informal / forma e não em uma sala de aula onde um currículo rigoroso pode estar presente.
  • Todos os trabalhos, pensamentos e instrução pode ser compartilhado, criticado e visto por todos os participantes.
  • Tudo o que é necessário para participar é uma conexão de internet.
  • Os alunos são muitas vezes beneficiar de uma grande variedade de tarefas de escolha (Em contraste com os actuais sistemas de ensino que requerem todos os estudantes para submeter a mesma atribuição ao mesmo tempo.
  • MOOCs são gratuitos para todos os que estão interessados.
  • A MOOC pode ser estabelecida por educadores a um baixo custo, utilizando ferramentas livres para auxiliar na construção de um curso.
  • Os participantes não têm que estar matriculado em instituição que hospeda o MOOC.
  • As barreiras linguísticas não são um problema, devido à disponibilidade de tradução de websites.
  • A flexibilidade MOOC do curso permite que o aluno "assistir" quando ele / ela tem a disponibilidade de tempo.
  • MOOC de permitir a conexão em todas as disciplinas profissionais, bem como em toda empresa / instituição fronteiras também.
  • Imersão direta e engajamento dentro do tema em questão.
  • Desenvolvimento de competências digitais.
  • Networking.
O Jornal New York Times e a Forbes já escreveram sobre o assunto que tem perturbado as grandes Universidades do mundo.  O que acontecerá nós não sabemos, mas a Internet veio para revolucionar, e cada vez mais. 
Agora neste mês de outubro foi lançado o primeiro MOOC em língua portuguesa, confira.

http://moocead.blogspot.com.br/p/modelos.html

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